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02. Borborema

Cariri

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 315.627 74% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços de 16 bilhões por ano..
  • 45% dos negócios estão na prestação de Serviços.
  • Alimentação, Casa , saúde, construção e veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • Campina Grande concentra 45% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Reabilitação do Abastecimento com as águas do Rio São Francisco;
• Polos de Educação.
• Polos de Tecnologia.
• Polos de Saúde.
• Polo de Eventos.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Alimentação e hospedagem;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Saúde humana e Serviços Sociais

Celeiro de muitos empreendedores e na prestação de serviço a região se destaca pelos seus polos de desenvolvimento.

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Bebidas e Gás 8/9

Cariri

Dicas para inovar —

Como o nosso país tem dimensões continentais, a distribuição de produtos tem se tornado uma atividade crucial para o desenvolvimento da economia e para o crescimento das grandes empresas dos diversos segmentos, inclusive o de bebidas. Por isso, o canal de distribuição para esse tipo de produto tem grande importância; o que justifica o grande número de pontos de revenda espalhados por áreas estratégicas e com potencial de consumo.

Dessa maneira, optar por empreender em empresas de distribuição de bebidas torna-se uma boa oportunidade de negócio, na medida em que esse é um mercado extremamente sensível aos preços e, portanto, as oscilações da economia e seu impacto na renda da população têm influenciado no consumo desses produtos.

DICAS PARA EMPREENDER

A sua empresa irá comercializar bebidas para consumidores das proximidades de sua instalação; portanto, a decisão sobre a localização do ponto de venda irá influenciar quanto ao público a ser atendido pela sua distribuidora. Por outro lado,  leve em conta que os consumidores de bebidas, em geral,  podem ser tanto pessoas físicas quanto jurídicas (empresas em geral para consumo próprio ou ainda para revenda).

Nesse tipo de negócio, considere que a localização ideal está relacionada ao fluxo de pessoas em redor dele, ao espaço físico para armazenamento do estoque e, também, à possibilidade de uma boa logística com os fornecedores destes produtos. Nesse tipo de empreendimento, os produtos comercializados são cervejas, refrigerantes, água mineral, sucos, chás, mates, isotônicos, bebidas energéticas e similares.

Lembre-se que o consumidor de cerveja e refrigerante, normalmente, é um público bastante abrangente e é encontrado em todas as regiões do país. Mesmo assim, é preciso definir quem serão seus prováveis clientes, conhecendo sua faixa etária, seus hábitos de consumo, suas preferências de bebidas e faixas salariais. Todos esses aspectos são essenciais para o sucesso do seu negócio.

O quadro de pessoal da sua distribuidora de bebidas irá variar de acordo com a capacidade de vendas do seu empreendimento; mas para manter a operação desse tipo de negócio invista em pessoas responsáveis por pelo menos as seguintes atividades: Gerência-geral; Gestão comercial; Gestão administrativa financeira; Gestão operacional e logística e Serviços gerais.

Para sua equipe, inicie com um quadro que contemple, no mínimo, as funções de recepcionar e atender aos pedidos por telefone; realizar as vendas; fazer entregas em veículo específico; controlar o estoque e armazenamento. Além disso, sua empresa poderá contar com um quadro variável de entregadores terceirizados, para equilibrar a sazonalidade nos períodos de maior procura pelo seu produto, evitando, assim, custo fixo alto.

Para mais informações, acesse:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-distribuidora-de-bebidas

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