Cariri

01. Sertão

Zona da Mata

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 905.268 71% é urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços mais de 11 bilhões por ano
  • 50% dos negócios estão no Comércio e nos serviços.
  • Alimentação, Casa , saúde, vestuário e veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • Patos é 3ª maior cidade com potencial de consumo do Estado.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração de Energia Eólica e Fotovoltaica:
• Polos de Educação;
• Polo de Saúde em Patos;
• Patos Shopping.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Industria de Transformação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Alojamento e alimentação;
• Informação e Comunicação ;
• Saúde.

Destacamos a cadeia da Construção que traz uma série de oportunidades para novos negócios e que sofreu nos últimos anos, mas que apresenta uma forte tendência pós-crise. Fonte Observatório Sebrae/PB.

Mapa

Hotéis Pousadas e Similares 40/44

Cariri

Dicas para inovar —

Em sondagem realizada pelo Ministério Turismo, a Paraíba possui atualmente 101 cidades com vocação turística. Número bem maior que o registrado em 2016 onde o estado contava 42 municípios com essa tendência.  De acordo com o mapa do turismo no estado, o fluxo de turismo doméstico e internacional está concentrado nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Souza.

Esses dados demostram que o setor turístico na Paraíba está em plena ascensão. Esse mercado conta com incentivos governamentais que são de grande importância e garantem ainda mais a possibilidade de crescimento do setor, com a ampliação das linhas de crédito e a preparação profissional de mais pessoas para receberem os turistas.

DICAS PARA EMPREENDER

Esteja atento a concorrência e conheça seu público alvo, como também a região do empreendimento. Preocupe-se em preservar o meio ambiente e as heranças culturais dos lugares, pois quem apostar nessa estratégia terá um diferencial para o sucesso e crescimento do negócio.

Se decidir embarcar nessa área, você e sua equipe vão precisar de capacitação, através de cursos profissionalizantes e de idiomas, pois há uma forte tendência de aumento de turistas vindos de fora.

Os hóspedes desejam instalações e serviços que satisfaçam suas expectativas e sempre esperam ser surpreendidos. Por isso, invista no conforto, comodidade, segurança, qualidade e boa infraestrutura; requisitos básicos exigidos por todos os hóspedes. Serviços de comunicação on-line com agências de turismo, locadoras de veículos e serviços de táxi estão entre as principais demandas.

Os turistas querem apartamentos e ambientes com vários tipos de equipamentos e serviços tecnológicos, como internet wireless, dockstation para tablets , smart TV e acesso à TV a cabo. Os serviços de alimentos e bebidas podem proporcionar experiências inesquecíveis de degustação, apresentando sabores locais e regionais. 

Como forma de divulgar seu hotel ou pousada, recomenda-se a criação e manutenção de um site na internet para mostrar mais informações sobre o estabelecimento, receber reservas e pagamentos on-line, além de comunicar-se diretamente com a clientela. As parcerias com agências de turismo e de taxistas são de extrema importância para a captação de clientes.

A quantidade de pessoas para trabalhar nesse tipo de negócio depende do número de apartamentos oferecidos. Além disso, no período de alta demanda ou feriados prolongados, contrate empregados em caráter temporário, de modo a não comprometer a qualidade dos serviços oferecidos.

Para mais informações, acesse:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-pousada

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