Cariri

01. Sertão

Zona da Mata

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 905.268 71% é urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços mais de 11 bilhões por ano
  • 50% dos negócios estão no Comércio e nos serviços.
  • Alimentação, Casa , saúde, vestuário e veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • Patos é 3ª maior cidade com potencial de consumo do Estado.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração de Energia Eólica e Fotovoltaica:
• Polos de Educação;
• Polo de Saúde em Patos;
• Patos Shopping.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Industria de Transformação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Alojamento e alimentação;
• Informação e Comunicação ;
• Saúde.

Destacamos a cadeia da Construção que traz uma série de oportunidades para novos negócios e que sofreu nos últimos anos, mas que apresenta uma forte tendência pós-crise. Fonte Observatório Sebrae/PB.

Mapa

Pet- Shop 11/16

Cariri

Dicas para inovar —

Ultimamente, cada vez mais tem aumentado o interesse das pessoas pela criação de animais de estimação, e a variedade na oferta desses bichinhos tem crescido e encantado a muitos. Consequentemente, tem se expandido o mercado de produtos para animais; fortalecendo as lojas desse ramo com novidades e tornando-as cada vez mais sofisticadas; passando a ser chamadas de “pet shops”.

Pouco tempo atrás, o público alvo desse modelo de negócio se restringia apenas às pessoas das classes média e alta. Com o recente aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas em nosso país, esse mercado tem se expandido e, com isso, mais pessoas passam a ter potencial para se tornarem clientes de pet shops.

DICAS PARA EMPREENDER

É importante que sua empresa de pet shop se localize próxima à vizinhança que pretende atender, pois esse tipo de loja tem um raio de alcance pequeno, atingindo, em sua maioria, apenas as pessoas que moram nas proximidades. Portanto, é aconselhável que se situe em área mista (comercial e residencial), com infraestrutura necessária para sua instalação.

Além da venda de alimentos apropriados aos diversos tipos de animais de estimação, ofereça variados produtos e serviços como: hotel, acessórios e brinquedos, material de higiene e limpeza, vacinas, rações, tratamentos (banho e tosa), venda de animais ornamentais (peixes, pássaros, tartarugas, coelhos, etc.), medicamentos e consultas médicas. 

Seu negócio deve apresentar um layout que tenha pelo menos um balcão de atendimento e um espaço e prateleira adequados para expor diversos produtos; uma área reservada para banho e tosa; escritório, sala de veterinária e estoque. Por medida de segurança, é aconselhável colocar os produtos farmacêuticos (vitaminas, vacinas, etc.) em prateleiras atrás do balcão, sob a supervisão de um veterinário para orientação sobre o uso de tais produtos.

Escolha uma equipe que tenha profundo conhecimento sobre animais, que saiba manejá-los, detectar doenças e ter carinho no trato com eles. Além do mais, precisa ter habilidade em atender e identificar as necessidades dos clientes; ter iniciativa, agilidade e saber traçar o perfil do usuário para personalizar o atendimento. Além disso, deve ter boa vontade, persistência, paciência e equilíbrio emocional; como também saber negociar.

Para mais informações, acesse:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-animais-ou-pet-shop,88187a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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