Cariri

01. Sertão

Zona da Mata

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 905.268 71% é urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços mais de 11 bilhões por ano
  • 50% dos negócios estão no Comércio e nos serviços.
  • Alimentação, Casa , saúde, vestuário e veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • Patos é 3ª maior cidade com potencial de consumo do Estado.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração de Energia Eólica e Fotovoltaica:
• Polos de Educação;
• Polo de Saúde em Patos;
• Patos Shopping.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Industria de Transformação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Alojamento e alimentação;
• Informação e Comunicação ;
• Saúde.

Destacamos a cadeia da Construção que traz uma série de oportunidades para novos negócios e que sofreu nos últimos anos, mas que apresenta uma forte tendência pós-crise. Fonte Observatório Sebrae/PB.

Mapa

Tijolos Ecologicos 5/11

Cariri

Dicas para inovar —

O tijolo ecológico recebeu essa denominação por que não necessita ser queimado em fornos como é feito nas olarias tradicionais, evitando o desmatamento e o lançamento de gases poluentes na atmosfera. Além de ser possível utilizar em sua composição, materiais reciclados da construção civil, resíduos de usinas siderúrgicas e de atividades de mineração, reduzindo assim o lançamento desses produtos no meio ambiente.

Nos tempos atuais onde tanto se fala sobre desenvolvimento sustentável e proteção ambiental, o tijolo ecológico se destaca por substituir produtos e processos que agridem a natureza. Sendo ainda fator de economia no mercado da construção civil, por reduzir os custos das obras.

DICAS PARA EMPREENDER

Ao planejar a abertura do negócio, será importante fazer uma pesquisa de mercado na sua região verificando se há possíveis consumidores com interesse nesses produtos. Além de analisar a existência de outras fabricas que sejam concorrentes na sua atividade.

Para definir a localização do empreendimento, é ideal buscar uma área que tenha nas proximidades as matérias-primas de maior volume utilizadas no processo produtivo, visando reduzir o custo com transporte. Bem como, verificar a existência de mão-de-obra local para execução dos serviços.

Firmar parcerias com lojas e distribuidoras de materiais de construção, para fornecer seus produtos, poderá ampliar sua rede de distribuição e dar maior visibilidade ao seu negócio.

É muito importante estar atento às tendências do setor de construção e arquitetura, pois a todo o momento estão sendo criadas novas aplicações para o tijolo ecológico. 

Procure inovar e diversificar seu mix de produtos, explorando novas possibilidades no mercado e visando não só a construção de casas de alvenaria, mas também outras linhas como, por exemplo, a construção de muros, calçadas e churrasqueiras.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-fabrica-de-tijolos-ecologicos

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