Cariri

01. Sertão

Zona da Mata

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 905.268 71% é urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços mais de 11 bilhões por ano
  • 50% dos negócios estão no Comércio e nos serviços.
  • Alimentação, Casa , saúde, vestuário e veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • Patos é 3ª maior cidade com potencial de consumo do Estado.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração de Energia Eólica e Fotovoltaica:
• Polos de Educação;
• Polo de Saúde em Patos;
• Patos Shopping.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Industria de Transformação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Alojamento e alimentação;
• Informação e Comunicação ;
• Saúde.

Destacamos a cadeia da Construção que traz uma série de oportunidades para novos negócios e que sofreu nos últimos anos, mas que apresenta uma forte tendência pós-crise. Fonte Observatório Sebrae/PB.

Mapa

Turismo Ecológico 32/44

Cariri

Dicas para inovar —

O ecoturismo é o segmento turístico que, proporcionalmente, mais cresce no mundo. Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a25% por ano.

O turismo ecológico visa, através de práticas corretas de uso de áreas ambientais, promover uma interação entre o turista e o meio ambiente de modo que essa junção de homem e natureza não gere nenhum tipo de dano ambiental.

Esse empreendimento pode contribuir de forma positiva para a preservação ambiental, pois, levando-se em consideração as suas praticas de atividades naturais e corretas, podem ser implementados espaços ecológicos de preservação destinados à pratica dessa modalidade, garantindo assim uma maior conservação de áreas naturais. 

Nesse contexto, o turismo ecológico pode utilizar-se de forma sustentável do patrimônio natural e incentivar sua conservação, além de buscar, através de suas atividades, a formação de uma consciência de preservação da natureza e de seus sistemas ecológicos.

DICAS PARA EMPREENDER

As operadoras de turismo são empresas que montam pacotes turísticos negociando diretamente com hotéis, companhias aéreas e demais fornecedores do ramo. Por negociarem em grande quantidade conseguem preços mais baixos que aqueles oferecidos diretamente ao consumidor. 

Assim, uma agência de turismo ecológico também pode elaborar pacotes, mas normalmente revende para as grandes operadoras, ganhando uma comissão por cada venda realizada. Não esqueça que esse mercado tem oferecido várias oportunidades de negócios em função do aumento da busca por roteiros nacionais de viagem; o grande potencial natural do Brasil; o crescimento da propaganda positiva da mídia incentivando uma vida mais natural; além de ser um mercado pouco explorado. 

Leve em consideração que o Brasil é detentor de riquezas naturais que representam um grande potencial do ponto de vista do turismo ecológico, uma vez que o país detém um número entre 10% e 20% do total de espécies do planeta; possui 22% da flora; 10% dos anfíbios e mamíferos e 17% das aves do mundo. Além disso, ainda detém os maiores polos ou regiões para o ecoturismo que são Fernando de Noronha (PE), Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Guimarães (MT), Bonito (MS), além dos mais de 50 parques nacionais.

Dentre todos os aspectos importantes para a escolha do ponto para sua agência de turismo ecológico, considere, prioritariamente, a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a facilidade de estacionar local, além da segurança e limpeza do local. 

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-empresa-de-turismo-ecologico

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