Cariri

01. Sertão

Zona da Mata

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 905.268 71% é urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços mais de 11 bilhões por ano
  • 50% dos negócios estão no Comércio e nos serviços.
  • Alimentação, Casa , saúde, vestuário e veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • Patos é 3ª maior cidade com potencial de consumo do Estado.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração de Energia Eólica e Fotovoltaica:
• Polos de Educação;
• Polo de Saúde em Patos;
• Patos Shopping.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Industria de Transformação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Alojamento e alimentação;
• Informação e Comunicação ;
• Saúde.

Destacamos a cadeia da Construção que traz uma série de oportunidades para novos negócios e que sofreu nos últimos anos, mas que apresenta uma forte tendência pós-crise. Fonte Observatório Sebrae/PB.

Mapa

Sistema de rastreabilidade 30/44

Cariri

Dicas para inovar —

Para as lojas virtuais, uma das partes mais delicadas do seu processo padrão é o transporte e entrega de produtos, que exige uma logística muito bem definida e o máximo de controle. A possibilidade de rastrear o produto desde a sua saída do estoque até a entrega na casa do cliente final é mais do que um diferencial, é uma necessidade. 

Um sistema de rastreabilidade tem mercado garantido à medida que vemos também o crescimento do comércio eletrônico no Estado, mas não só desse setor, pois o varejo e atacado comuns também são o público-alvo.

DICAS PARA EMPREENDER

O primeiro passo para quem quer empreender nessa área é conhecer e analisar as opções do mercado nacional que já são utilizadas pelas grandes lojas no país. Assim, identificar quais são as melhores práticas e onde estão os gaps (lacunas) e falhas.

Focando em micro e pequenas empresas, como público potencial, a empresa pode desenvolver sistemas simplificados, porém adequados à realidade de cada empresa, de acordo com o porte, volume de entregas e até mesmo com o segmento. 

O serviço requer o monitoramento da logística de transporte, carga e descarga de produtos, garantindo total qualidade (sem avarias), permitindo que se acompanhe todo seu trajeto por meio de recursos de localização (GPS/Satélite). 

A empresa pode fazer a rastreabilidade não apenas de produtos prontos, mas também de materiais, componentes e princípios ativos (no casa da indústria farmacêutica). Nesse sentido, é uma prática que corrobora o cumprimento de legislações específicas, que versam sobre a origem e a detenção de determinados materiais que são de uso controlado ou de risco, em caso de produtos laboratoriais.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br

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