Cariri

01. Sertão

Zona da Mata

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 905.268 71% é urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços mais de 11 bilhões por ano
  • 50% dos negócios estão no Comércio e nos serviços.
  • Alimentação, Casa , saúde, vestuário e veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • Patos é 3ª maior cidade com potencial de consumo do Estado.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração de Energia Eólica e Fotovoltaica:
• Polos de Educação;
• Polo de Saúde em Patos;
• Patos Shopping.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Industria de Transformação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Alojamento e alimentação;
• Informação e Comunicação ;
• Saúde.

Destacamos a cadeia da Construção que traz uma série de oportunidades para novos negócios e que sofreu nos últimos anos, mas que apresenta uma forte tendência pós-crise. Fonte Observatório Sebrae/PB.

Mapa

Serviço de conservação e limpeza predial 27/44

Cariri

Dicas para inovar —

A partir dos anos 80, o surgimento do conceito estratégico de terceirização alavancou o mercado de prestação de serviços. Hoje, o mercado de serviços de conservação e limpeza pode ser considerado um fenômeno recente do segmento econômico de micro e pequenas empresas. 

Trata-se de uma técnica de gestão que permite um processo gerenciado de transferência das atividades de apoio para outros prestadores de serviços, para que a empresa possa se concentrar na sua atividade-fim, essencialmente ligada ao seu negócio. As organizações agora não precisam mais arcar com um amplo e pesado contingente de funcionários ligados às áreas de apoio, além de poderem contar com outras empresas mais eficientes para executar tais atividades.

DICAS PARA EMPREENDER

As tarefas e serviços próprios desse tipo de empreendimento são tarefas acessórias como segurança, portaria, copa, manobrista, recepcionista, atendimento, jardinagem, transporte, manutenção predial, alimentação, e principalmente, conservação e limpeza, desempenhadas por empresas especializadas.

Saiba que o cliente que terceiriza busca uma solução externa para que possa se concentrar no core business de seu negócio. Aí reside uma grande oportunidade para empreendedores organizados e capazes de oferecer serviços competentes. Desse modo, prestar serviços de conservação e limpeza pode ser uma excelente opção para quem tem facilidade em lidar com o público, conhece bem a região escolhida e é capaz de acompanhar processos e cumprir contratos com qualidade. 

Lembre-se que a terceirização dos serviços de conservação e limpeza é procurada por empresas privadas como indústrias, bancos, condomínios comerciais, grandes escritórios, supermercados, shopping centers, terminais rodoviários, aeroportos, grandes indústrias, pequenos e médios escritórios, pequenas empresas, hotéis, hospitais, instituições de ensino, entre outros. Mas o grande consumidor do negócio é o serviço público, representando 60% do faturamento do segmento de conservação e limpeza.
A localização do ponto comercial não é um fator determinante para o sucesso de sua prestadora de serviços de conservação e limpeza, visto que os serviços sempre serão realizados fora da sede. Portanto, instale seu negócio em um local (com no mínimo 80m²) que contemple os seguintes espaços: uma área para instalar a administração da empresa; uma sala para treinamento dos funcionários; um espaço para o depósito da material para limpeza e equipamentos; um local para sanitários para funcionários e clientes. 

Para a gestão e operacionalização de uma empresa conservação e limpeza, sem considerar seu volume de contratos, recomenda-se a seguinte estrutura organizacional: diretoria (normalmente ocupada pelo empreendedor); gerência; supervisão; operacionais administrativos; operacionais de serviços. O número de funcionários irá variar de acordo com os contratos administrados.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-conservacao-e-limpeza

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