Cariri

01. Sertão

Zona da Mata

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 905.268 71% é urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços mais de 11 bilhões por ano
  • 50% dos negócios estão no Comércio e nos serviços.
  • Alimentação, Casa , saúde, vestuário e veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • Patos é 3ª maior cidade com potencial de consumo do Estado.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração de Energia Eólica e Fotovoltaica:
• Polos de Educação;
• Polo de Saúde em Patos;
• Patos Shopping.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Industria de Transformação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Alojamento e alimentação;
• Informação e Comunicação ;
• Saúde.

Destacamos a cadeia da Construção que traz uma série de oportunidades para novos negócios e que sofreu nos últimos anos, mas que apresenta uma forte tendência pós-crise. Fonte Observatório Sebrae/PB.

Mapa

Sapatos femininos personalizados 7/16

Cariri

Dicas para inovar —

É difícil encontrar uma mulher que não seja louca por sapatos. Pesquisas apontam que a brasileira compra em média sete pares de sapato por ano, o que faz o setor investir e dar mais espaço para os calçados femininos, direcionando 21% de tudo o que é fabricado para agradar e encantar as mulheres.

Agregado a isso, surge uma forte tendência da personalização. A busca pelo exclusivo e personalizado tornou-se tão intensa em um período em que tudo é fabricado em série e em larga escala que abriu portas para outro tipo de mercado: o de artigos customizados. Permitir que o cliente crie seu próprio produto é uma ótima forma de oferecer a tão desejada exclusividade, além de fazer com que ele sinta-se sempre à vontade para fazer novas compras.

DICAS PARA EMPREENDER

O seu negócio pode iniciar com a terceirização da produção contando com a parceria de fabriquetas que produzam calçados na própria região. Nesse caso, é de extrema importância dialogar com esses fornecedores para que eles entendam seu modelo de negócio e que possam fornecer o produto com qualidade e preço adequado, já que a ideia é sempre ter a produção de poucos modelos.

Invista na contratação de um profissional de moda e design de sapatos para ajudar na criação de suas coleções. Como o foco é oferecer produtos de qualidade os estudos aplicados na modelagem vão contar muito no resultado final. Esse profissional também será responsável por definir os modelos estabelecidos no catálogo que as clientes poderão folhear, escolher e encomendar seus pares, além de ser o responsável por elaborar os modelos pilotos.

A empresa pode atuar em duas frentes. A primeira na elaboração de uma coleção pré-estabelecida onde serão produzidos um par de cada numeração, por exemplo, e a segunda na oferta de modelos encomendados que podem ser escolhidos detalhes como cor, adornos, estampas, material, entre outros.

Esse modelo de negócio costuma ter um valor dos produtos comercializados 50% maior dos que os de linha e pode atuar em um nicho de mercado voltado para mulheres com pés muito pequenos, muito grandes ou que possuem alguma deficiência física. Outra inovação que a empresa pode oferecer é fabricar sapatos por encomenda para mães e filhas com modelos iguais e até mesmo para crianças.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br

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