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03. Agreste

Cariri

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 315.627 65% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços quase 4 bilhões por ano.
  • 39% dos negócios estão no Comércio.
  • Alimentação, Casa , saúde e veículos são as principais categorias de consumo da região
  • Monteiro e Sumé concentram 23% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração Mineral
• Polos de Educação

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Saúde humana e Serviços Sociais.

Destacamos a Transposição do Rio São Francisco que traz uma série de oportunidades para o agronegócio. Também possui belezas naturais diversas e com potencial para a Economia Criativa.

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Loja de nutriméticos/Funcionais/Naturais 11/18

Cariri

Dicas para inovar —

Atualmente, o mercado de produtos naturais tem surgido como uma ótima alternativa de negócio, em virtude da crescente preocupação com a saúde e com a qualidade de vida, aliados à consciência ecológica. Tudo isso decorre do fato de que as pessoas estão se cuidando mais, o que leva a um maior crescimento desse mercado nos próximos anos.

A última década pode ser considerada a da onda verde para a alimentação, porque as pessoas têm sido estimuladas a consumir produtos naturais em qualquer época do ano; fruto de uma campanha mundial para estimular uma alimentação mais saudável. Essa tendência de consumo de produtos naturais e saudáveis criou, inicialmente, nichos de mercado; instalando-se, principalmente, em lojas especializadas nos centros urbanos.

Esse negócio passou a ter uma nova dimensão e tem garantido seu lugar nas grandes redes de supermercados, lojas de departamento e shopping centers; passando a ser visto como mais um segmento importante no varejo. Por tudo isso, uma loja de produtos naturais é uma grande oportunidade para empreendedores dispostos a investir nesse setor.

DICAS PARA EMPREENDER

Os principais clientes desse tipo de negócio são frequentadores de academias e demais pessoas que buscam um modelo de vida mais saudável. Além dos naturalistas, diabéticos e celíacos que também são potenciais consumidores de produtos naturais.

Saiba que uma loja de produtos naturais pode ser especializada em um único segmento (alimentação, por exemplo), como também pode vender variados tipos de produtos (cosméticos, orientais, vitaminas, etc.). Tudo dependerá da sua escolha e do mercado que pretende atingir.

Leve em consideração que a localização é um aspecto determinante para o sucesso do seu empreendimento. Os principais pontos a considerar na definição do local são o preço do aluguel; a proximidade do seu público-alvo e a visibilidade.

Selecionar as pessoas que irão trabalhar na sua empresa exige que considere, cuidadosamente, as habilidades específicas exigidas para cada tipo de atividade que desenvolverão. É fundamental que empregue mão de obra qualificada e nunca é demais fazer uma reciclagem utilizando as diversas opções de treinamento.

O quadro de funcionários de uma loja de produtos naturais irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento. Pense que, em geral, dois vendedores, um gerente e o próprio empreendedor são suficientes para uma loja de pequeno porte. Lembre-se da importância de estar presente em todas as operações da sua empresa, principalmente, acompanhando a área de vendas e estoque (estes produtos geralmente possuem um prazo de validade curto), bem como a gestão administrativo  e financeira da empresa. 

Para mais informações, acesse:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-produtos-naturais-alimentos

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