Mapa

03. Agreste

Cariri

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 315.627 65% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços quase 4 bilhões por ano.
  • 39% dos negócios estão no Comércio.
  • Alimentação, Casa , saúde e veículos são as principais categorias de consumo da região
  • Monteiro e Sumé concentram 23% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração Mineral
• Polos de Educação

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Saúde humana e Serviços Sociais.

Destacamos a Transposição do Rio São Francisco que traz uma série de oportunidades para o agronegócio. Também possui belezas naturais diversas e com potencial para a Economia Criativa.

Mapa

Treinamento de babás e cuidadores 36/45

Cariri

Dicas para inovar —

O objetivo deste negócio é formar capital humano. Capacitar pessoas para exercer cuidados com crianças, idosos, enfermos e deficientes. Tais cuidados englobam o incentivo à autonomia e independência com o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida para estes públicos, identificando suas necessidades e expectativas em relação à vida.
Além disso é preciso preparar profissionais proativos, capazes de buscar alternativas e soluções para os desafios do cuidar e de como se portar dentro das relações familiares. O profissional formado deve buscar alternativas que favoreçam o envelhecimento ativo, no caso de idosos, ou o desenvolvimento psicomotor, em crianças.

DICAS PARA EMPREENDER

Invista em um espaço versátil que possa servir como sala de aula e de atividades práticas, com uma infraestrutura mínima para oferecer conforto aos participantes e ao mesmo tempo dispor de funcionalidade. Nesse caso não precisa ser própria, é possível encontrar uma sala comercial para locação que atenda a sua necessidade.

Crie uma rede de prestadores de serviço. Contratar professores e profissionais
de psicologia, enfermagem, comunicação, entre outros, para ministrar as aulas fica mais em conta do que manter profissionais permanentes. Além do que, adotando esse modelo, é possível aumentar o leque de cursos e tornar mais dinâmica a programação das aulas.

Dê atenção especial ao caráter do treinamento comportamental desses profissionais. Questões como lidar com o ciúme que as mães sentem da babá ou da relação que os idosos têm com seus cuidadores, sempre é motivo de conflito e que deve ser contornado da melhor forma pelo profissional.

Os cursos devem contar com valores atrativos para os que forem ofertados ao público em geral de pessoas que buscam aperfeiçoamento ou desejam buscar emprego nas áreas. Já uma outra atuação da empresa pode ser na oferta desses cursos para o meio corporativo que trabalhem com esse público, como escolas, creches, hospitais, casas de repouso. A oferta deve ser no sentido da qualificação dos profissionais que trabalham nessas empresas e os pacotes podem contar com preços mais robustos e uma grade definida em conjunto com o cliente.

Receber essa ideia por e-mail