Mapa

03. Agreste

Cariri

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 315.627 65% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços quase 4 bilhões por ano.
  • 39% dos negócios estão no Comércio.
  • Alimentação, Casa , saúde e veículos são as principais categorias de consumo da região
  • Monteiro e Sumé concentram 23% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração Mineral
• Polos de Educação

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Saúde humana e Serviços Sociais.

Destacamos a Transposição do Rio São Francisco que traz uma série de oportunidades para o agronegócio. Também possui belezas naturais diversas e com potencial para a Economia Criativa.

Mapa

Serviço de armazenamento em nuvem (Cloud Computing) e virtualização de servidores 31/45

Cariri

Dicas para inovar —

A Era da Mobilidade trouxe junto com ela a ascensão da computação em nuvem. Para quem usa os chamados gadgets de um lado para outro, não precisa mais carregar consigo todos os documentos, jornais, revistas, artigos, em HDs internos e externos, pen drives ou qualquer outro meio físico de armazenamento.

Hoje já se pode jogar tudo para as nuvens, no melhor dos sentidos. Em vez de ocupar espaço em discos magnéticos, memórias flashes ou discos óticos, os usuários de computadores, desde que estes estejam conectados à internet por meio de uma rede wi-fi ou tecnologia 3G, podem salvar e recuperar informações diretamente em servidores remotos, por meio de serviços diversos que já são oferecidos.

DICAS PARA EMPREENDER

Google e Apple são duas referências nesse assunto, a primeira com o seu Google Docs, hoje chamado Google Drive, e a segunda com seu iCloud. Há ainda o Dropbox e Sky drive, que são ferramentas bastante utilizadas para armazenamento em nuvem atualmente. Há uma crescente demanda por tais serviços, e não só para armazenamento de dados pessoais, mas como servidores para jogos e aplicações, que possam rodar remotamente. Para as empresas clientes desses serviços, utilizar a computação em nuvem representa uma grande economia, em custos, em equipe e em espaço físico. Diminui a dor de cabeça com TI em razão da terceirização de servidores.

As empresas de tecnologia que possuem um importante arsenal de servidores e infraestrutura de rede têm aí uma oportunidade de negócio bastante inovador e, tomando-se as medidas alinhadas com as melhores práticas sustentáveis em tecnologia, pode se tornar uma empresa de referência, seja pelo uso de energia limpa, pela otimização do uso de recursos elétricos, seja por outras ações possíveis.  

Empresas pesquisadas pela Microsoft afirmam preferir os serviços oferecidos localmente, de um provedor conhecido. Esse dado atesta a oportunidade de negócio nessa área para quem quer iniciar um negócio local rentável, no ramo da tecnologia.

Segundo a pesquisa da Microsoft, há um crescimento expressivo de empresas de menor porte na adesão a serviços em nuvem, com projeção favorável para os próximos anos. A maioria das empresas que já estão na nuvem acredita que o uso desses serviços pode ampliar suas vendas e acelerar seu crescimento no mercado.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/cloud-computing-uma-maneira-de-otimizar-recursos-e-agilizar-processos

Receber essa ideia por e-mail