Borborema

04. Zona da Mata

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Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 1.533.702 91% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços 25 bilhões por ano.
  • 48% dos negócios estão na prestação de Serviços.
  • Alimentação, manutenção do lar e gsatos com veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • João Pessoa concentra 65% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Polos de Educação.
• Polos de Tecnologia.
• Polos de Saúde.
• Polo de Eventos e Turismo.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Alimentação e hospedagem;
• Arte ,cultura, esporte e recreação;
• Informação e Comunicação;
• Saúde humana e Serviços Sociais

Região metropolitana concentra o maior volume do potencial do consumo do Estado e detém muitas das demandas relacionadas a serviços.

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Horticultura AgroEcologica 8/9

Cariri

Dicas para inovar —

Horticultura agroecológica é um segmento que visa principalmente contribuir com a segurança alimentar da população. Produzindo alimentos nutritivos e saudáveis, livres de agrotóxicos e sem aditivos químicos. Além de utilizar técnicas de manejo que aproveitam de forma racional os recursos locais existentes, evitando poluir e degradar o meio ambiente.

 Investir nesse ramo do agronegócio é uma excelente opção para produtores rurais, sejam de pequeno, médio ou grande porte, que tenham interesse em trabalhar com produtos diferenciados no mercado e agregar maior valor as suas propriedades. Pois é cada vez maior a parcela da população que busca alimentos agroecológicos para compor o cardápio diário de suas famílias.

DICAS PARA EMPREENDER

A comercialização da horticultura agroecológica pode ser realizada em diferentes modalidades, como exemplo podemos citar a venda direta ao consumidor final por meio de entregas a domicílio ou nas feiras livres do mercado local. Pode ser também a venda no atacado, com entregas para supermercados, sacolões e centrais de distribuição (CEASA).  E ainda é possível realizar vendas de modo institucional, cadastrando a sua propriedade em órgãos e instituições públicas para atendimento das demandas relativas a programas sociais tipo: PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Para atender a um mercado cada vez mais exigente, inovar nesse tipo de negócio é muito importante.  Pois, além de melhorar o conceito junto ao consumidor, ofertar produtos diferenciados também poderá gerar melhores rendimentos. Como exemplo de inovação, entregar produtos descascados e embalados a vácuo pode ser uma opção interessante para consumidores que gostam de praticidade. Também é possível inovar nas embalagens, utilizando cores e formas diferentes das convencionais.

Uma questão muito interessante para esse ramo do agronegócio está na possibilidade de firmar parcerias com outros produtores e, nesse caso, se associar a uma cooperativa poderá trazer muitos benefícios ao seu negócio. Desse modo podemos citar: aumento no poder de negociação quando for adquirir produtos, máquinas e insumos; redução de custos com logística; diminuição nos custos de produção; fortalecimento da marca por meio de selos e certificações de qualidade dos produtos; entre outros, também importantes.

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