Mapa

03. Agreste

Cariri

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 315.627 65% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços quase 4 bilhões por ano.
  • 39% dos negócios estão no Comércio.
  • Alimentação, Casa , saúde e veículos são as principais categorias de consumo da região
  • Monteiro e Sumé concentram 23% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração Mineral
• Polos de Educação

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Saúde humana e Serviços Sociais.

Destacamos a Transposição do Rio São Francisco que traz uma série de oportunidades para o agronegócio. Também possui belezas naturais diversas e com potencial para a Economia Criativa.

Mapa

Fornecimento de Refeições em Marmita 22/45

Cariri

Dicas para inovar —

Nos últimos anos, o fornecimento de marmitas tornou-se muito popular, sobretudo com a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Esse fato mudou o cotidiano das famílias brasileiras e seus hábitos de consumo, especialmente o consumo de gêneros alimentícios, uma vez que as famílias estão comendo mais fora ou comprando marmitas.

 Dessa necessidade surgiram empresas especializadas em fornecimento de marmitas, que são recipientes térmicos para armazenar e conservar comida. Estas empresas vêm ganhando um importante espaço no mercado de alimentação, pois o cliente não precisa se deslocar para um restaurante para fazer suas refeições; visto que, geralmente, as empresas possuem serviços de entrega, o que facilita a vida do cliente.

Apesar de altamente competitivo, este é um setor que tem crescido a cada ao ano, implicando que há um grande mercado a ser explorado, gerando oportunidades de bom faturamento.

DICAS PARA EMPREENDER

Para montar esse tipo de negócio é importante, que além de afinidade com o ramo, o empreendedor já tenha noções de manipulação de alimentos. Sugere-se que sua empresa de fornecimento de refeições em marmitas tenha uma área de 50 m², capaz de preparar em torno de 150 pratos por dia inicialmente. Essa área pode ser dividida em três ambientes, como cozinha (30m²), depósito (20m²), sanitários (7m²), vestiário para funcionários (3m²).

Para um projeto básico conte com fogão industrial (seis bocas); freezer horizontal; multiprocessador de alimentos; cortador de frios; extrator industrial de sucos; forno de micro-ondas; liquidificador industrial; geladeira; marmiteiro; exaustor de ar; telefone; microcomputador e impressora.

Esse tipo de negócio exige ser instalado ao redor dos potenciais clientes, reduzindo, assim, os custos com entregas; possibilitando a visibilidade para que os clientes procurem o estabelecimento. O público que consome marmitas abrange desde trabalhadores na própria empresa em que trabalham, até o fornecimento em casa, para famílias, estudantes, dentre outros.

O fornecimento de marmitas pode ser variado em relação ao cardápio, que normalmente segue uma escala semanal com dois ou mais tipos de cada alimento para cada dia da semana, o que até ajuda na escolha dos clientes que decoram o pedido de cada dia, podendo variar também em função da quantidade, que  serve uma ou mais pessoas.

O número de colaboradores de sua empresa deve variar de acordo com o tamanho do seu empreendimento, mas seja qual for, deverá ter as funções de gerente, cozinheiro, ajudante de cozinha, ajudante geral, caixa e ajudantes de entrega.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-fornecedora-de-refeicoes-em-marmita

Receber essa ideia por e-mail