Mapa

03. Agreste

Cariri

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 315.627 65% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços quase 4 bilhões por ano.
  • 39% dos negócios estão no Comércio.
  • Alimentação, Casa , saúde e veículos são as principais categorias de consumo da região
  • Monteiro e Sumé concentram 23% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração Mineral
• Polos de Educação

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Saúde humana e Serviços Sociais.

Destacamos a Transposição do Rio São Francisco que traz uma série de oportunidades para o agronegócio. Também possui belezas naturais diversas e com potencial para a Economia Criativa.

Mapa

Fábrica de Polpa de Frutas 1/11

Cariri

Dicas para inovar —

No mercado nacional, as polpas são consumidas nos sucos e como matéria-prima para o preparo de sorvetes, picolés, doces, entre outros. Sabe-se que a polpa de fruta é o resultado do processamento das partes comestíveis da fruta carnosa, madura e fresca, por processos tecnológicos e sanitários adequados, que propicia o consumo do suco de diversas frutas, independente da safra, e com muita praticidade, conservando ainda as características químicas e nutricionais da fruta in natura.

Visando driblar a entressafra da matéria-prima, esse é um tipo de negócio da agroindústria que tem crescido cada vez mais e se tornado mais lucrativo em nossa região, tornando-se uma grande oportunidade de negócio, tanto para o produtor rural quanto para o empreendedor que deseja montar a sua própria empresa.

Os potenciais fornecedores das matérias-primas utilizadas na fabricação de polpas de frutas são as comunidades agroextrativistas produtoras de frutas (nativas e cultivadas).

DICAS PARA EMPREENDER

Tenha muitas possibilidades de vendas das polpas de frutas congeladas, pois há muitos consumidores, a exemplo dos supermercados, hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, casas de sucos, escolas, hospitais, empresas, dentre outros.

Lembre-se que o processo de fabricação e a matéria-prima das polpas produzidas por pequenas indústrias necessitam possuir certificação. Além disso, adquira as frutas em locais próximos à fábrica, armazenando-as em local apropriado, em baixa temperatura até sua utilização.

                  Invista na variedade e qualidade das matérias-primas utilizadas, pois são elementos essenciais para a garantia da qualidade da produção de uma fábrica de polpas de frutas. As polpas mais procuradas no mercado local são as de frutas tropicais: abacaxi, acerola, açaí, cacau, cajá, caju, carambola, coco, cupuaçu, goiaba, graviola, jaca, mamão, manga, maracujá, pitanga, seriguela, umbu; e as de clima temperado, ameixa, morango e uva. 

Inicie a atividade de beneficiamento da polpa de frutas com cinco pessoas no processo produtivo e duas na administração e vendas. Quanto à estrutura básica de sua fábrica de polpas de frutas, esta deve contemplar uma área mínima de 200m², que será distribuída entre o escritório, áreas de apoio, como banheiros, cozinha, almoxarifado e a área de produção. Esta última deve possuir espaço para a recepção e seleção da matéria-prima, um depósito para a maturação e estocagem, sala de preparo e seleção, sala de processamento, área para embalagem, área para armazenamento do produto final e um pequeno espaço para análise dos produtos.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-fabrica-de-polpa-de-frutas

Receber essa ideia por e-mail