Borborema

04. Zona da Mata

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Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 1.533.702 91% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços 25 bilhões por ano.
  • 48% dos negócios estão na prestação de Serviços.
  • Alimentação, manutenção do lar e gsatos com veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • João Pessoa concentra 65% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Polos de Educação.
• Polos de Tecnologia.
• Polos de Saúde.
• Polo de Eventos e Turismo.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Alimentação e hospedagem;
• Arte ,cultura, esporte e recreação;
• Informação e Comunicação;
• Saúde humana e Serviços Sociais

Região metropolitana concentra o maior volume do potencial do consumo do Estado e detém muitas das demandas relacionadas a serviços.

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Turismo Ecológico 41/51

Cariri

Dicas para inovar —

O ecoturismo é o segmento turístico que, proporcionalmente, mais cresce no mundo. Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a25% por ano.

O turismo ecológico visa, através de práticas corretas de uso de áreas ambientais, promover uma interação entre o turista e o meio ambiente de modo que essa junção de homem e natureza não gere nenhum tipo de dano ambiental.

Esse empreendimento pode contribuir de forma positiva para a preservação ambiental, pois, levando-se em consideração as suas praticas de atividades naturais e corretas, podem ser implementados espaços ecológicos de preservação destinados à pratica dessa modalidade, garantindo assim uma maior conservação de áreas naturais. 

Nesse contexto, o turismo ecológico pode utilizar-se de forma sustentável do patrimônio natural e incentivar sua conservação, além de buscar, através de suas atividades, a formação de uma consciência de preservação da natureza e de seus sistemas ecológicos.

DICAS PARA EMPREENDER

As operadoras de turismo são empresas que montam pacotes turísticos negociando diretamente com hotéis, companhias aéreas e demais fornecedores do ramo. Por negociarem em grande quantidade conseguem preços mais baixos que aqueles oferecidos diretamente ao consumidor. 

Assim, uma agência de turismo ecológico também pode elaborar pacotes, mas normalmente revende para as grandes operadoras, ganhando uma comissão por cada venda realizada. Não esqueça que esse mercado tem oferecido várias oportunidades de negócios em função do aumento da busca por roteiros nacionais de viagem; o grande potencial natural do Brasil; o crescimento da propaganda positiva da mídia incentivando uma vida mais natural; além de ser um mercado pouco explorado. 

Leve em consideração que o Brasil é detentor de riquezas naturais que representam um grande potencial do ponto de vista do turismo ecológico, uma vez que o país detém um número entre 10% e 20% do total de espécies do planeta; possui 22% da flora; 10% dos anfíbios e mamíferos e 17% das aves do mundo. Além disso, ainda detém os maiores polos ou regiões para o ecoturismo que são Fernando de Noronha (PE), Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Guimarães (MT), Bonito (MS), além dos mais de 50 parques nacionais.

Dentre todos os aspectos importantes para a escolha do ponto para sua agência de turismo ecológico, considere, prioritariamente, a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a facilidade de estacionar local, além da segurança e limpeza do local. 

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-empresa-de-turismo-ecologico

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