Borborema

04. Zona da Mata

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Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 1.533.702 91% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços 25 bilhões por ano.
  • 48% dos negócios estão na prestação de Serviços.
  • Alimentação, manutenção do lar e gsatos com veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • João Pessoa concentra 65% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Polos de Educação.
• Polos de Tecnologia.
• Polos de Saúde.
• Polo de Eventos e Turismo.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Alimentação e hospedagem;
• Arte ,cultura, esporte e recreação;
• Informação e Comunicação;
• Saúde humana e Serviços Sociais

Região metropolitana concentra o maior volume do potencial do consumo do Estado e detém muitas das demandas relacionadas a serviços.

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Passeios para a terceira idade 30/51

Cariri

Dicas para inovar —

Longe de formar um grupo de excluídos, os idosos são um poderoso contingente de consumidores, que até pouco tempo atrás eram desprezados pelo mercado, mas que representam uma excelente oportunidade para quem quer iniciar ou incrementar um negócio. O Brasil, atualmente, possui cerca de 26 milhões de pessoas acima de 60 anos e, segundo projeções do IBGE, poderá chegar a 37 milhões em 2027.

Quem investir nesse negócio encontrará um público mais disposto a viajar, com mais tempo e dinheiro disponível. A Terceira Idade é responsável por movimentar mais de R$ 400 bilhões por ano, em consumo. Sendo que muitos deles possui autonomia financeira, poder de escolha e decisão, e desejam produtos e serviços de qualidade.

DICAS PARA EMPREENDER

Ofereça viagens e passeios urbanos em vans ou ônibus que incluam pontos turísticos da cidade ou municípios do interior, que sejam próximos à região onde moram. O ideal é escolher roteiros que ofereçam aos clientes certa dose de nostalgia. O turismo religioso também atrai o público, assim como passeios para feiras e exposições. Os finais de semana costumam ser os dias mais procurados para os passeios.

É preciso ter muita educação no trato com os clientes e disposição para ajudá-los a descer do veículo, a subir escadas e até para carregar cadeiras de rodas. Aliás, os itens de segurança dos veículos escolhidos para o transporte dos grupos é de extrema importância. Como esses modelos mais equipados costumam custar mais, você pode fazer a opção de terceirizar o transporte e assim livrar-se das obrigações com a manutenção, recrutamento de motoristas e espaço para estacionar o veículo.

Os idosos, em geral, estão sempre prontos na hora combinada, não fazem algazarra, como os adolescentes, e gostam de pagar seus compromissos em dia. Por isso nunca se atrase, cancele ou mude a programação de última hora. Seu público é diferenciado e pode tomar como falta de compromisso da empresa.

Além dos cuidados básicos, como segurança e pontualidade, pode-se oferecer diferenciais como a escolha de trilhas sonoras de acordo com o perfil de cada grupo para serem ouvidas durante o transporte até o destino. Procure também estimular a formação de grupos fixos para novos passeios.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae....

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