Borborema

04. Zona da Mata

Mapa

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 1.533.702 91% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços 25 bilhões por ano.
  • 48% dos negócios estão na prestação de Serviços.
  • Alimentação, manutenção do lar e gsatos com veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • João Pessoa concentra 65% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Polos de Educação.
• Polos de Tecnologia.
• Polos de Saúde.
• Polo de Eventos e Turismo.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Alimentação e hospedagem;
• Arte ,cultura, esporte e recreação;
• Informação e Comunicação;
• Saúde humana e Serviços Sociais

Região metropolitana concentra o maior volume do potencial do consumo do Estado e detém muitas das demandas relacionadas a serviços.

Mapa

Loja de açaí 27/51

Cariri

Dicas para inovar —

O açaí, frutinha roxa natural do Norte do Brasil, é uma fonte rica em minerais. Seu extrato, além de usado no preparo de alimentos, também é utilizado na fabricação de cosméticos e de estética, em razão da riqueza de vitaminas que são antioxidantes naturais, promovendo uma ação bioprotetora sobre a pele e prevenindo o envelhecimento cutâneo.

                  Como alimento, o açaí é muito comum na mesa dos habitantes da região norte do país, mas seu consumo foi rapidamente ampliado para o mercado nacional, virando mania entre praticantes de esportes depois de atividades físicas por ser um energético de alto valor nutricional.

O açaí pode ser consumido na forma de bebidas, doces, geleias e sorvetes; preparado a partir da polpa da fruta congelada, batida no liquidificador com xarope de guaraná, formando uma pasta parecida com sorvete, podendo-se adicionar frutas e cereais, sendo conhecido popularmente como açaí na tigela. Seu consumo é muito grande também na região das praias, nas academias e em diversos pontos nas ruas.

DICAS PARA EMPREENDER

O público-alvo deste produto consiste desde adolescentes até adultos e idosos, de ambos os sexos e de diversas faixas de renda e classe social. Também é mais consumido por pessoas que buscam um estilo de vida saudável e tem hábito de prática esportiva.

O cardápio de uma loja de açaí é bem enxuto e essencialmente formado por produtos derivados da polpa congelada dessa fruta. Algumas variações podem ser feitas para servir o açaí, mas há muitos consumidores que o preferem puro. Para composição do cardápio, acrescente alimentos que podem ser utilizados enquanto ingredientes comuns ao açaí como sucos, vitaminas, sorvetes, além de salgados e sanduíches naturais e/ou tradicionais, etc. Defina os produtos do cardápio baseando-se no perfil de consumo do público-alvo. Para tanto, é importante analisar a oferta da concorrência e conversar com clientes em potencial para identificar suas expectativas antes de definir o cardápio ofertado por sua loja.

A localização de uma loja de açaí deve estar próxima de escolas, faculdades, academias, locais de prática de esportes em geral, praias e outros locais de grande circulação de pessoas, considerando também a localização de empresas do mesmo segmento.

Para uma loja de açaí de pequeno porte, inicie com dois atendentes e um auxiliar de limpeza.  A apresentação pessoal da equipe é essencial, portanto os colaboradores devem usar fardamento e toucas e dar atenção especial à limpeza, asseio e higiene pessoal, das instalações e dos equipamentos.

Para conquistar e fidelizar clientes, a empresa pode criar cartão fidelidade, promoções e sorteios de brindes. Tenha em mente que este tipo de mercado é extremamente rentável tanto no verão quanto no inverno, devido o clima/tempo dos últimos tempos.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-acai

Receber essa ideia por e-mail