Borborema

04. Zona da Mata

Mapa

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 1.533.702 91% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços 25 bilhões por ano.
  • 48% dos negócios estão na prestação de Serviços.
  • Alimentação, manutenção do lar e gsatos com veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • João Pessoa concentra 65% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Polos de Educação.
• Polos de Tecnologia.
• Polos de Saúde.
• Polo de Eventos e Turismo.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Alimentação e hospedagem;
• Arte ,cultura, esporte e recreação;
• Informação e Comunicação;
• Saúde humana e Serviços Sociais

Região metropolitana concentra o maior volume do potencial do consumo do Estado e detém muitas das demandas relacionadas a serviços.

Mapa

Hotel fazenda 26/51

Cariri

Dicas para inovar —

O surgimento dos hotéis fazenda possibilitou o redescobrimento da zona rural pela população urbana, em especial por sair da rotina do cotidiano atribulado das grandes cidades, passando da agitação para a tranquilidade bucólica.

Um hotel fazenda está inserido no contexto do turismo rural, comumente associado às ideias de turismo sustentável (aquele que busca minimizar os impactos ambientais e socioculturais, ao mesmo tempo em que promove benefícios econômicos para as comunidades locais e destinos) e ecoturismo (turismo sustentável em áreas naturais que beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas, promove o aprendizado, respeito e consciência sobre aspectos ambientais e culturais).

DICAS PARA EMPREENDER

Saiba que para empreender em um hotel fazenda, na condição de empresa turística, é recomendável observar os seguintes princípios: comprometimento com o manejo ambiental; venda de produtos responsáveis e autênticos que atendam a expectativas realistas; promoção da retroalimentação de sua clientela; realização de avaliação de eventuais impactos negativos sociais, culturais, ambientais e econômicos, estabelecendo estratégias para manejo e mitigação; entre outros.

Lembre-se também que os funcionários devem ser capacitados, educados, responsáveis e ter conhecimento e consciência sobre os manejos ambiental, social e cultural. Além disso, eles precisam ter mecanismos para monitorar e relatar seu desempenho ambiental; controlar a emissão de ruídos e gases; evitar danos ao local ao implementar o paisagismo; recuperar o ambiente natural relativamente à situação original; além de outras atitudes e comportamentos inerentes a esse tipo de negócio.

Para identificar o local ideal para instalação de um hotel fazenda é necessário definir qual público alvo se pretende atender. Depois, deve-se atentar para os seguintes pontos: facilidades de acesso; fazenda e sua estrutura; facilidade de contratação de mão-de-obra; propriedade e posse. Resolvidos estes pontos, ajuste a viabilização do hotel fazenda, seguindo às exigências legais específicas.

A estrutura de um hotel fazenda dependerá da expectativa que o empreendedor tem em relação ao seu negócio. Por isso, preste atenção a algumas áreas que são extremamente necessárias, principalmente a ambientes de atendimento a cliente, áreas de acomodação, lazer, lavanderia, administrativo, área social, dentre outras.

Na definição da estrutura física, o quantitativo de chalés ou apartamentos deverá ser analisado e definido, pois só a partir daí, será possível mensurar o número de pessoas que se pode atender por vez.

A propriedade rural deverá ter em torno de 40 hectares de área, com boa preservação e com ótima estrutura de mananciais de água. Salienta-se que a presença do empreendedor nesse segmento empresarial é fundamental, pois dará credibilidade a esse novo negócio.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-hotel-fazenda

Receber essa ideia por e-mail