Borborema

04. Zona da Mata

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Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 1.533.702 91% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços 25 bilhões por ano.
  • 48% dos negócios estão na prestação de Serviços.
  • Alimentação, manutenção do lar e gsatos com veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • João Pessoa concentra 65% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Polos de Educação.
• Polos de Tecnologia.
• Polos de Saúde.
• Polo de Eventos e Turismo.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Alimentação e hospedagem;
• Arte ,cultura, esporte e recreação;
• Informação e Comunicação;
• Saúde humana e Serviços Sociais

Região metropolitana concentra o maior volume do potencial do consumo do Estado e detém muitas das demandas relacionadas a serviços.

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Creperia 18/51

Cariri

Dicas para inovar —

Creperia é um lugar onde se vende majoritariamente crepe, que é um tipo de panqueca à base de farinha de trigo, leite e ovos. O crepe é geralmente comido depois de enriquecido com algum recheio, que pode ser doce ou salgado; podem também ser quentes ou frios, grandes ou em miniaturas, dobrados ou enrolados, abertos ou no palito, com recheios picados ou desfiados, pastosos ou cremosos.

 Os crepes franceses são, normalmente, servidos em pratos, já os crepes suíços são assados e servidos no palito. O fato do crepe não ser um alimento do dia-a-dia do brasileiro, incentiva o seu consumo em estabelecimentos especializados. Por isso, há muitas oportunidades de negócios em várias cidades de pequeno, médio e grande porte.

DICAS PARA EMPREENDER

Sua empresa deve procurar desenvolver uma estratégia baseada na análise de mercado, e sua capacidade produtiva deve estabelecer uma grande variedade no cardápio, de produtos que serão oferecidos sem perder a qualidade. Os tipos mais comuns são crepe de queijo, frango, ricota, gourmet, camarão, champignon, dentre outros.

A peça fundamental desse negócio é um bom profissional na cozinha (mesmo que seja o próprio dono ou algum familiar com experiência), que significa a "peça chave" para a creperia. O número de pessoas envolvidas nesse tipo de negócio irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que, a mão de obra básica deve contar com cozinheiros, ajudantes e atendentes.

A estrutura de uma creperia é simples, sendo necessária uma área para acomodar um salão para clientes, banheiros, depósito para o estoque e a área da cozinha. Quando a opção for pela diferenciação, para atender a um nicho de clientela mais exigente, é recomendável a contratação de serviços profissionais de um arquiteto, para elaboração de projeto específico. Prefira que a área de produção do crepe esteja visível ao público, através de balcões e divisórias de vidro. Isso atrai a atenção dos transeuntes e aumenta a sensação de segurança e higiene dos clientes mais exigentes.

Despesas com a compra de matérias-primas variam de acordo com a região onde se encontra a creperia, mas nunca é demais lembrar que a compra bem feita é uma das grandes responsáveis pelo bom andamento do negócio, afinal, parte importante do preço a ser cobrado pelo produto vai depender dela. Os fornecedores de gêneros alimentícios para esse tipo de restaurante são supermercados e atacadistas.

Caso instale a creperia em suporte/plataforma de “trailer”, não a considere móvel ou itinerante, pois ela funciona fixada no endereço para o qual o alvará de localização foi expedido. Se estabelecer o comércio ambulante, como as máquinas de crepe a palito, fique obrigado a obter licenciamento específico para cada local onde permanecer.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-creperia

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