Cariri

01. Sertão

Zona da Mata

Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 905.268 71% é urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços mais de 11 bilhões por ano
  • 50% dos negócios estão no Comércio e nos serviços.
  • Alimentação, Casa , saúde, vestuário e veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • Patos é 3ª maior cidade com potencial de consumo do Estado.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios

• Transposição do Rio São Francisco;
• Exploração de Energia Eólica e Fotovoltaica:
• Polos de Educação;
• Polo de Saúde em Patos;
• Patos Shopping.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Industria de Transformação;
• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;
• Alojamento e alimentação;
• Informação e Comunicação ;
• Saúde.

Destacamos a cadeia da Construção que traz uma série de oportunidades para novos negócios e que sofreu nos últimos anos, mas que apresenta uma forte tendência pós-crise. Fonte Observatório Sebrae/PB.

Mapa

Casa especializada de café 9/44

Cariri

Dicas para inovar —

Poucos negócios são tão charmosos quanto uma cafeteria.

Além de lidar com um produto que é paixão nacional, o consumo do café cresce a cada ano uma média de 2,5%, e desde a década de 70 o consumo expandiu 40%.

Esse crescimento está ligado diretamente a derrubada do mito de que a bebida faz mal à saúde pelo seu teor de cafeína, com a medicina revelando os benefícios causados pelo consumo do produto. A quantidade de cafeterias abertas no Brasil e como esses negócios foram baseados na construção de ambientes agradáveis e a melhor qualidade do produto colocado nas prateleiras do mercado nacional também contribuíram para essa alavancada.

DICAS PARA EMPREENDER

Ter uma casa de cafés pressupõe bom investimento na decoração e projeto do ambiente. Um local agradável e acolhedor costuma atrair clientes. É preciso explorar todos os cinco sentidos já que o que se vende numa casa de cafés é muito mais que a bebida. Lembre-se de ter acesso wi-fi, jornais (nacionais e internacionais), revistas e busque por uma trilha sonora diferenciada.

O cardápio deve ter como base a estrela principal: o café. Por isso ofereça desde os tradicionais, como o Expresso, Cappuccino, Macchiato, Ristretto, café com creme e com leite, os gelados, aos mais sofisticados cujas receitas incluem diversos ingredientes, e que serão o seu diferencial. Tenha também no cardápio algumas fórmulas exóticas.

Na verdade, como a diversidade de receitas é ampla a possibilidade de escolha e testes é infinita, dando vazão à criatividade.

Ainda no cardápio o estabelecimento deve ter opções de pratos e salgados, assim como doces e bolos. Os produtos devem ser igualmente requintados e devem casar com as bebidas.

O ponto escolhido para a instalação da casa deve ser num lugar em que o movimento de pedestres seja grande. São poucas as pessoas que pegam um carro para ir tomar um café ou se deslocam por grandes distâncias, geralmente o público busca os estabelecimentos mais próximos de casa.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-cafe-expresso

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