Borborema

04. Zona da Mata

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Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 1.533.702 91% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços 25 bilhões por ano.
  • 48% dos negócios estão na prestação de Serviços.
  • Alimentação, manutenção do lar e gsatos com veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • João Pessoa concentra 65% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Polos de Educação.
• Polos de Tecnologia.
• Polos de Saúde.
• Polo de Eventos e Turismo.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Alimentação e hospedagem;
• Arte ,cultura, esporte e recreação;
• Informação e Comunicação;
• Saúde humana e Serviços Sociais

Região metropolitana concentra o maior volume do potencial do consumo do Estado e detém muitas das demandas relacionadas a serviços.

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Casa especializada de café 12/51

Cariri

Dicas para inovar —

Poucos negócios são tão charmosos quanto uma cafeteria.

Além de lidar com um produto que é paixão nacional, o consumo do café cresce a cada ano uma média de 2,5%, e desde a década de 70 o consumo expandiu 40%.

Esse crescimento está ligado diretamente a derrubada do mito de que a bebida faz mal à saúde pelo seu teor de cafeína, com a medicina revelando os benefícios causados pelo consumo do produto. A quantidade de cafeterias abertas no Brasil e como esses negócios foram baseados na construção de ambientes agradáveis e a melhor qualidade do produto colocado nas prateleiras do mercado nacional também contribuíram para essa alavancada.

DICAS PARA EMPREENDER

Ter uma casa de cafés pressupõe bom investimento na decoração e projeto do ambiente. Um local agradável e acolhedor costuma atrair clientes. É preciso explorar todos os cinco sentidos já que o que se vende numa casa de cafés é muito mais que a bebida. Lembre-se de ter acesso wi-fi, jornais (nacionais e internacionais), revistas e busque por uma trilha sonora diferenciada.

O cardápio deve ter como base a estrela principal: o café. Por isso ofereça desde os tradicionais, como o Expresso, Cappuccino, Macchiato, Ristretto, café com creme e com leite, os gelados, aos mais sofisticados cujas receitas incluem diversos ingredientes, e que serão o seu diferencial. Tenha também no cardápio algumas fórmulas exóticas.

Na verdade, como a diversidade de receitas é ampla a possibilidade de escolha e testes é infinita, dando vazão à criatividade.

Ainda no cardápio o estabelecimento deve ter opções de pratos e salgados, assim como doces e bolos. Os produtos devem ser igualmente requintados e devem casar com as bebidas.

O ponto escolhido para a instalação da casa deve ser num lugar em que o movimento de pedestres seja grande. São poucas as pessoas que pegam um carro para ir tomar um café ou se deslocam por grandes distâncias, geralmente o público busca os estabelecimentos mais próximos de casa.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-cafe-expresso

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