Borborema

04. Zona da Mata

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Agência Regional de João Pessoa

  • População estimada 1.533.702 91% é Urbana.
  • Estima-se que a região consome com produtos e Serviços 25 bilhões por ano.
  • 48% dos negócios estão na prestação de Serviços.
  • Alimentação, manutenção do lar e gsatos com veículos são as principais categorias de consumo da região.
  • João Pessoa concentra 65% as principais atividades da região.

Potencial dos Grandes Investimentos na região geram oportunidades de bons negócios.

• Polos de Educação.
• Polos de Tecnologia.
• Polos de Saúde.
• Polo de Eventos e Turismo.

Vocação Regional aponta a especialidade da região e sua mão-de-obra naquela atividade.

• Construção;
• Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
• Educação;
• Alimentação e hospedagem;
• Arte ,cultura, esporte e recreação;
• Informação e Comunicação;
• Saúde humana e Serviços Sociais

Região metropolitana concentra o maior volume do potencial do consumo do Estado e detém muitas das demandas relacionadas a serviços.

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Administração de Conteúdos 2/51

Cariri

Dicas para inovar —

Já não é tão fácil encontrar alguém que se disponha voluntariamente a ser síndico de um conjunto residencial ou empresarial. Falta tempo, interesse e habilidade (que é um grande problema) para gerenciar bem todas as contas e as ações pelos interesses comuns dos condôminos.

Algumas imobiliárias já entraram nesse ramo vislumbrando a oportunidade de negócio. Mas ainda tem mercado a ser explorado, sobretudo porque há um número considerável de construções de novos prédios, de dezenas de andares, muitos deles de luxo, e em condomínios fechados.

DICAS PARA EMPREENDER

Para uma boa gestão, como em qualquer negócio, é necessário um bom e robusto software que dê conta de administrar todas as informações de quantos clientes a empresa conseguir atrair para sua carteira de atendimento.

Há uma série de serviços dos quais dependem os condomínios e prédios comerciais em geral. Eles precisam ser bem gerenciados pela empresa de administração de condomínios, os quais são: limpeza, pintura, portaria, segurança, jardinagem, fornecedores de energia, água, internet, TV a cabo, entre outros. A administração do condomínio deve, com proatividade e presteza, proceder com os pagamentos de pessoal, faturas e serviços eventuais que sejam necessários.

A figura do síndico, como o conhecemos, não deixa de existir, ele só passa a assumir um papel de menos exigência, como representante do condomínio em que reside. É a ponte de informação para com a empresa administradora.

Alguns diferenciais que podem ser oferecidos por uma empresa nesse ramo são treinamentos para porteiros, em atendimentos e outros aspectos; palestras de sensibilização para o uso consciente de recursos como energia e água, trazendo as estatísticas de consumo mensal do condomínio; intervenção para conciliação de condôminos em caso de conflitos, oferecendo o suporte jurídico necessário; organização de eventos internos no condomínio também é uma opção; entre outros serviços complementares.

Para mais informações, acesse:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-administracao-de-condominios

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